A ler é que todos se entendem!
A ler é que todos se entendem!
A melhor forma de conhecer a humanidade é a ler!
A partir dos inúmeros mundos que a leitura nos apresenta, ensaiamos formas de ser e de agir, observamos de perto ensaios sobre o outro, onde nos multiplicamos em alteridades; pela leitura experimentamos os dilemas que não temos, e são tomadas decisões que porventura nunca teremos de tomar....Mas mentalmente já fizemos o caminho e de alguma forma já o conhecemos, mesmo que só a reboque de palavras
Quem lê compreende melhor o mundo, e conhece melhor o outro. Pelo menos tem a capacidade de não julgar por meros reflexos, porque também está habituado a mergulhar nas pessoas, como quem mergulha nas páginas de um livro e não se deixa levar pela capa. Não exagero ao dizer que a leitura salva, a leitura liberta, a leitura permite a convivência pacífica e justa.
As portas que a literatura abre são as portas da humanidade, na sua real complexidade.
Faltam narrativas e enredos complexos ao mundo de hoje. Tudo é apresentado como simples zeros e uns; tudo é apresentado como instantâneo, agora ou nunca, sim ou não. Não admira que perante esta invasão de histórias únicas, baseadas em culturas únicas e ideias simples, muito fique de fora, muito de bom se perca, muita coisa já não tenha lugar.
Comentários